Projeto Arte & Dança é destaque em evento de Alvinópolis

“Sucesso total”; com essa expressão podemos resumir a apresentação do projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus, na última sexta, 10, na Praça São Sebastião em Alvinópolis. A exibição integrou a II Semana Cultural da cidade e reuniu mais de 60 crianças em uma exibição de empolgar o público. O tema das coreografias foi “Dança Brasil” e através da expressão corporal fez uma viagem por todas as regiões do país. A história, a agricultura, nossas heranças do passado, o cultivo e nossa mistura de ritmos, cores e sons de Norte a Sul, Leste a Oeste marcaram a noite.

O palco foi dominado pelos talentos infantis e juvenis da Fundação Bio Extratus que exibiram desde passos clássicos aos populares. A imigração foi um dos pontos lembrados. Um balé de bandeiras que formam a nação brasileira compôs a dança. A cultura indígena e o som sertanejo inspiraram as crianças que exalaram ritmo e sincronismo a cada peça. Ao som de “Aquarela Brasileira”, deram um show de dança e como toda exibição que exalte o país, o futebol teve seu belo momento.

A região Norte foi lembrada com suas festas com fortes influências indígenas, retomando o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins, considerado o Carnaval do Norte. As coreografias, “Indiazinhas” e “Tic-Tac”, com direito a Bumba-meu-boi resumiram essa cultura.

O sertanejo da região de águas termais, a Centro-Oeste foi homenageada com as coreografias “Uma Brasileira” e “60 dias Apaixonados”. O chimarrão e o churrasco das terras gaúchas de influências européias empolgaram a platéia com as coreografias: “Ladrão de Mulher” e “Fandango”.

A região de belas praias e gente animada do Nordeste foi lembrada através das coreografias “Frevo” e “Vida de Viajante”. Já a Sudeste com as coreografias “Festa de Rodeio/Happy Brasil”, “Seio de Minas” e “Eu sou o Samba”.

Esta foi à primeira apresentação oficial do projeto Arte & Dança da Fundação Bio Extratus promovido através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet e durante pouco mais de uma hora, demonstrou como o empenho de toda a equipe pode proporcionar um belo espetáculo, fruto de um trabalho iniciado em março, com as aulas diárias de técnicas rítmicas e práticas, ministradas pelo coreógrafo e professor Darlan Rodrigues. Uma prova de que com disciplina, dedicação e amor se alcança objetivos comuns, entre eles a educação para a vida.